EGO

Organizado por apenas uma Docente, este blog reúne um conjunto de materiais originais relativos à leccionação do actual programa de Psicologia B do 12º ano. A ideia surgiu da necessidade de tornar acessível aos alunos uma “base de dados” original dos materiais relativos a esta disciplina (género moodle) e, que fosse possível estar em contacto permanente com os recursos e interagir. Após os pedidos insistentes de vários alunos para separar os conteúdos psicológicos dos filosóficos – já existentes no famoso site webphilos – surge este pequeno projecto muito trabalhoso que espero ser útil a muitos mais estudiosos interessados.

Além da reunião de informação e material relativo à disciplina de Psicologia, este espaço apresenta curiosidades sobre a investigação psicológica actual (notícias), publicações (livros), eventos, alguns trabalhos de alunos (ensaios), assim como links com materiais de relevo  nesta área.

Procura-se estar sempre a evoluir, por isso, se tiver trabalhos que queria partilhar, ideias, dúvidas e/ou sugestões, deixe um comentário: o.intelectu@gmail.com

Juana Inês Pontes

5 thoughts on “EGO

  1. É com um grande agradecimento, que deixo aqui o meu comentário.
    O Blogue esta maravilhoso, nota-se a paixão que tem pela Psicologia, como estudante consigo reter todas as informações, todo o estudo que é a Psicologia.
    A diversidade e a forma como cada tópico esta preparado, faz com que queiramos saber ainda mais.
    A entrada na Vida deveria ser feita de forma mais Naturalista e Simplicista, tal e qual como esta tudo aqui exposto, e não como um fardo ao qual devemos carregar sempre com o intuito de tirar mérito daqueles que amam verdadeiramente a nossa forma de Ser.

  2. O Blogue esta muito bom, muitos parabéns!
    Queria pedir uma ajudinha, tenho uma apresentação sobre a Psicanálise no entanto não sei como relacionar o inconsiente/consciente, Id, Ego e o Superego. No que toca a esta parte sinto-me um ouco à deriva.
    Muito obrigada.

    • Obrigada pelo comentário positivo.

      É difícil em algumas palavras ajudar na construção dessa relação que também tem ela mesma der realizada com um cunho personalizado do entendimento das dimensões em causa.

      Mas posso dar uma dica em relação às dimensões.

      1. Inconsciente/ consciente: são duas faces de uma mesma moeda, apesar de as duas serem distintas pelo comando do comportamento ou justificação de acções, uma não seria possível sem a existência da outra. Para Freud existem muitos actos “inconsciente” que dominam um grande patamar de acções “conscientes”. Muitas vezes, podemos ser uma grande parte do tempo “inconscientes”. Esta dimensões devem ser relacionadas entre si, através das explicações do icebergue.

      2.id, ego, superego: são três coisas distintas da relação anterior, devem ser explicadas entre si e relacionadas com a dimensão inconsciente. Segundo Freud, o segredo está no inconsciente. O teu inconsciente diz: “não estudes” (id), o teu superego diz “tens de estudar, tens exame amanhã” (é consciente, mas parte deste pensamento é inconsciente – muitas vezes ele encontra-se nas profundezas em luta para tentar forcar o ego a tomar uma decisão que realmente vais tomar. No final de tudo, o teu consciente afirma “vou estudar pelo menos o suficiente para o exame”. Esta tomada consciente é, reduto máximo, uma afirmação decidida maioritariamente no teu inconsciente.

      Espero ter ajudado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s