A Alma Está no Cérebro – Eduardo Punset

O livro de Eduardo Punset possui alguns textos de relevo na temática psicológica, nas emoções e na questão do cérebro. De modo geral, os alunos gostam e é muito útil para introduzir problemas e temáticas. Para os aficionados na questão da conscência de “si”, quem somos, o que comanda o nosso ser, este livro pode ser muito inetressante, pois através de uma linguagem simples e apelativa (ainda por cima traduzida para português) o autor explica o que de melhor se faz nesta fantástica área de investigação, respondendo a muitas das inquietações humanas. A felicidade, os desejos, os medos, etc.

Fica aqui um pequeno incentivo:

“(…) Lembre-se disto, leitor: um copo de vinho fá-lo-á sentir-se muito bem; dois copos de vinho fá-lo-ão sentir-se maravilhosamente. Mas cem copos de vinho não farão com que se sinta cem vezes melhor: sentir-se-á pior. Uma das maldições da riqueza é que ela decepciona, já que não proporciona aquilo de que se estava à espera.” (pág. 369)

733-777-thickboxSinopse

Emoções, ideias, medos, desejos, espiritualidade… e tantos outros aspectos da nossa vida que nos caracterizam como seres humanos derivam das complexíssimas operações do nosso cérebro. Quando nos interrogamos acerca de nós próprios, são muitas as perguntas que surgem: é a alma o resultado, tão-só, de reacções químicas e eléctricas? O amor, um aspecto tão relevante da nossa existência, depende de meras ligações neuronais? O pensamento das outras pessoas pode ser manipulado? Será que os artistas têm um cérebro diferente? Teremos nós o mesmo cérebro que os nossos antepassados da Idade da Pedra? A quantidade de perguntas que o cérebro e a sua maneira de funcionar suscitam é infinita. Cientistas, filósofos, artistas, enfim…
todos os grandes pensadores ao longo dos tempos se sentiram atraídos por este enigma; mas agora, por fim, nos séculos XX e XXI, têm vindo a ser descobertas as soluções do que antes pareciam mistérios insondáveis. Este livro, que coloca as perguntas que todos nós fazemos aproxima-nos, pela mão de Eduardo Punset, das reflexões dos investigadores mais relevantes, e permite-nos penetrar, a partir de uma posição privilegiada, nesse grande segredo que é o cérebro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s